Detector Segurança

Sensor de Pressão de Pneus

Os sensores de pressão e temperatura do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS, Tire Pressure Monitoring System) funcionam pela transmissão de informações feitas por radiofrequência.

Eles vêm de fábrica montados na roda, dentro do pneu, ou, no caso de produtos do mercado paralelo, instalados no bico do pneu.

No rodízio, normalmente se reprograma o equipamento quando um sensor troca de posição, porém modelos mais sofisticados já conseguem detectar o giro e o lado, atualizando automaticamente o sistema.

Como Funciona o Sensor de Pressão de Pneus?

O sensor funciona por radiofrequência, acendendo a luz do TPMS quando identificado algum problema em um dos pneus. Geralmente a luz liga junto ao veículo, porém se apaga logo em seguida ao ver que os pneus estão na pressão correta. Se a luz continuar acesa significa que a pressão de um dos pneus está com problemas.

A luz também pode acender enquanto você está dirigindo, identificando que algum problema surgiu durante o trajeto em um dos seus pneus. O ideal é encostar logo que isso acontecer e verificar se os pneus estão na pressão correta.

Manter o veículo rodando com a luz do sensor acesa pode prejudicar muito os seus pneus, causando prejuízo da estabilidade e da precisão de direção. Pode afetar controles eletrônicos e aumenta o consumo de combustível e ainda, seu próprio desgaste.

Se eles parecerem inflados você pode seguir até um local para verificar a pressão, porém, se algum pneu aparentar estar vazio você deve substituí-lo na hora e levá-lo até um local para verificar se há presença de algum furo.