O sensor de fadiga é um dispositivo que pode identificar o estado físico do motorista, um sensor de fadiga é um dispositivo que monitora o comportamento de um condutor. Da mesma forma, são medidas suas condições de dirigibilidade por meios de alguns sinais.
No caso da gestão de frotas, esse dispositivo trata-se de uma câmera embarcada no veículo em questão. Ele monitora e acompanha os trejeitos do motorista através de sua face, sendo capaz de identificar sinais de cansaço e fadiga e informar o estado do condutor.
Juntando tecnologias de videomonitoramento e telemetria com algoritmos de inteligência artificial, a Detector oferece uma solução completa para você ter uma frota mais segura e produtiva.
Na verdade, o funcionamento do sensor de fadiga busca por ações consideradas foras do padrão. Ou seja, ele acolhe informações sobre ações que não são normais para aquele veículo ou para aquele condutor. Ele faz isso considerando o comportamento do motorista no estágio inicial do trajeto. Assim, a primeira ação do dispositivo é considerar como o veículo se desenvolve nos primeiros minutos da rota. Ele o faz registrando questões como velocidade média, aceleração do veículo e o comportamento do motorista na direção.
Com essas informações gravadas, o dispositivo é programado para considerá-las o padrão para toda a viagem. Caso haja ações que fujam daquelas já registradas, o sensor possui a sua maneira de emitir alertas sobre alteração. Para isso, o equipamento alerta a central de monitoramentos, a fim de informar sobre as condições daquele veículo. Mas, além das informações enviadas para a central, o próprio motorista recebe sinais sonoros sobre o risco.
Além das resoluções imediatas, o sistema também gera relatórios. Eles são uma ferramenta de melhoria e instrumento de decisões assertivas a partir de acontecimentos reais nas estradas.